São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ARQUEOLOGIA

Molusco ajuda a achar navio de Colombo
Restos de moluscos caribenhos ajudaram um grupo de pesquisadores a confirmar que um navio naufragado descoberto em 1998 no Panamá é a caravela Vizcaina, que fez parte da frota de Cristóvão Colombo em sua última viagem à América, informou o jornal britânico "Sunday Times".
Segundo o jornal, no meio dos corais que cobriam a parte superior dos destroços, os cientistas encontraram restos de teredos, uma espécie de molusco que perfura cascos de navios de madeira. Nos diários de bordo da tripulação do navegador genovês, eles são apontados como responsáveis pelo estrago que levou a Vizcaina a ser abandonada em 1503.
A viagem na qual o acidente aconteceu foi a quarta e última de Colombo à América. Com uma flotilha de quatro navios, ele pretendia atingir o oceano Índico partindo da costa sul de Cuba, mas abandonou a missão ao perder outra caravela, a Gallega. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Astrobiologia: Estudo refuta evidência de vida marciana
Próximo Texto: Biotecnologia: Gene desligado seria responsável por insucesso de clones, diz estudo americano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.