UOL


São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Fenômeno em que a Terra projeta sombra sobre a superfície de seu satélite natural será visível em todo o país

Eclipse lunar acontece na noite de hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

São poucos os fenômenos astronômicos que permitem a observação feita a olho nu e a partir de grandes centros urbanos. O eclipse lunar que ocorre hoje à noite deve ser uma dessas raras ocasiões -se o tempo ajudar.
Para observadores em qualquer lugar do Brasil, a única coisa que pode prejudicar é a presença de nuvens. Caso o céu esteja limpo, será possível ver a Lua ser escurecida vagarosamente, como se uma enorme sombra estivesse se projetando sobre ela, até que o satélite ganhe um bonito e sombrio tom avermelhado, cor de cobre.
Com efeito, a Lua está mesmo sendo coberta por uma sombra -a da Terra. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, de modo que a luz solar é bloqueada pelo planeta e não consegue atingir o satélite, que escurece.
Observar a Lua nunca exigiu precauções especiais, e a situação aqui não é diferente. Entretanto, se houver possibilidade, nunca é demais tirar o pó daquele velho binóculo e observar em detalhes a superfície lunar ser gradualmente coberta pela sombra terrestre.
O evento se divide em duas etapas. Na primeira, a Lua está atravessando a penumbra, região em que apenas parte dos raios solares é bloqueada pela Terra. No ápice do fenômeno, quase toda a luz é bloqueada, e apenas alguns raios do Sol que atravessam a atmosfera terrestre e são curvados na direção da Lua iluminam a superfície do satélite. O resultado é um aspecto avermelhado, de pouco brilho, temporariamente emprestado à companheira da Terra.
A Lua é o único satélite natural do planeta e tem cerca de um quarto do diâmetro da Terra. Sua distância média da superfície é de aproximadamente 384 mil quilômetros. O fenômeno começa a se tornar visível por volta das 23h e deve ir até depois das 2h de sexta-feira.
Algumas instituições estão organizando eventos para a observação do eclipse. O Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, vai estar aberto à visitação durante a madrugada e os telescópios da instituição serão usados para que o público possa observar o fenômeno. Mais informações pelo tel. 0/xx/21/2274-0046. A instituição estará transmitindo o eclipse pela internet (www.rio.rj.gov.br/planetario).
O Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP), também organizou um evento para a observação do fenômeno. (SN)


Texto Anterior: Saúde: Americanos redefinem limiar da hipertensão
Próximo Texto: Panorâmica - Baleias: Brasil apresenta proposta de santuário
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.