São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

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PANORÂMICA

MEMÓRIA

Programas de TV com violência e sexo dificultam memorização de comerciais
Para vender espaço comercial em programas de televisão não deveria bastar ter boa audiência. Seria preciso também exibir os programas certos. É o que sugerem pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, nos EUA. Eles afirmam que programas com forte conteúdo sexual e violento "diluem" a capacidade da audiência de se lembrar dos comerciais exibidos ao longo da programação.
Os pesquisadores fizeram um estudo com 324 participantes de várias idades, submetendo-os a programas de TV violentos e neutros. Depois da exibição, pediram a cada um que se lembrasse dos comerciais transmitidos durante o programa. Os que assistiram ao conteúdo neutro conseguiram se lembrar mais das propagandas do que os que acompanharam programas violentos ou com cenas de sexo.
Os resultados, publicados na edição de junho do "Journal of Applied Psychology" (www.apa.org/journals/apl.html), confirmam dados de pesquisas anteriores, mas não explicam o porquê do efeito mnemônico.
"Uma possível razão pela qual sexo e violência desabilitam memória para comerciais", diz o psicólogo Brad Bushman, um dos autores, "é o fato de as pessoas prestarem atenção ao sexo e à violência, reduzindo a atenção que podem ter aos comerciais. Outra hipótese é que o conteúdo sexual e violento desperte pensamentos sexuais e violentos. Pensar em sexo e violência poderia reduzir a memória", afirmou Bushman, segundo o qual mais pesquisa é necessária para determinar a origem do efeito. (DA REDAÇÃO)


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