UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foguetes contam séculos de tradição em terras chinesas

DA REPORTAGEM LOCAL

Em certo sentido, o programa espacial chinês é o mais antigo da história. Por volta do século 11, foguetes de combustível sólido (a boa e velha pólvora) já eram usados rotineiramente por militares chineses.
Na era moderna, o programa espacial foi instituído em 1956 por Mao Tse-tung, líder da revolução comunista ocorrida naquele país sete anos antes.
O esforço contou com a capacidade de Tsein Weichang, técnico nascido na China que teve sua formação no Canadá e nos EUA. Ele chegou até a trabalhar no JPL (Laboratório de Produção a Jato) dos EUA, antes de voltar à terra natal, em 1949.
O primeiro lançamento de um satélite chinês aconteceu em 1970, inaugurando a bem-sucedida carreira da série de foguetes Chang Zheng (Longa Marcha). A evolução desses lançadores acabou dando origem ao foguete escalado para tentar realizar a façanha de enviar a primeira tripulação chinesa ao espaço, embarcada na nave Shenzhou.
Se o lançamento tiver sucesso, 15 de outubro marcará um divisor de águas para o programa -que se torna o terceiro a colocar humanos em órbita.
Amanhã, os chineses terão outro sucesso tecnológico para festejar: em 16 de outubro de 1964, a China se tornou o terceiro país a detonar uma bomba atômica. Ao que parece, tecnologias espacial e bélica continuam evoluindo no mesmo compasso. (SN)


Texto Anterior: Astronauta é piloto de 38 anos
Próximo Texto: Panorâmica - Agricultura: Grupo lança programa para combater fome
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.