UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astronauta é piloto de 38 anos

DA REDAÇÃO

O primeiro chinês a entrar em órbita da Terra é Yang Liwei, piloto de 38 anos, nascido no condado de Youzhong (província de Liaoning, nordeste do país). Filho de uma professora e de um funcionário de uma empresa agrícola, Yang é casado e tem um filho de oito anos. De acordo com a agência de notícias Xinhua, o piloto tem 1,69 m de altura.
Segundo o jornal Wen Wei Po, de Hong Kong, que entrevistou uma irmã e um irmão do astronauta chinês, Yang era um grande esquiador e nadador antes de entrar para o Exército Popular de Libertação da China. Ele serve na Unidade de Aviação Militar do Exército há 20 anos.
A russa Valentina Tereshkova, primeira mulher a participar de uma missão espacial tripulada pela então União Soviética em 1963, elogiou o colega chinês e disse que o país asiático é bem-vindo ao clube espacial: "Se o desejo deles é continuar com a exploração e a pesquisa espaciais, nós lhes damos as boas-vindas", afirmou. Tereshkova ressaltou a importância do treinamento dos chineses na sede do programa espacial russo para o sucesso da Shenzhou.


Texto Anterior: Astronáutica: Chineses alçam seu primeiro vôo ao espaço
Próximo Texto: Foguetes contam séculos de tradição em terras chinesas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.