São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

CLIMA

França quer taxar produtos de país que agrava efeito estufa

DO "FINANCIAL TIMES"

A França quer que a União Européia crie um imposto sobre produtos importados de países que não assinam os acordos internacionais para cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa.
A proposta, anunciada anteontem pelo primeiro-ministro Dominique de Villepin, pode prejudicar exportadores dos Estados Unidos, que não ratificaram o Protocolo de Kyoto. "Queremos reforçar o princípio do poluidor pagador", disse, ao anunciar um pacote ambiental que taxa o carvão no país e abre caminho para criar pedágios urbanos.
"A próxima rodada de protecionismo da Europa deve se basear em argumentos espúrios como a milhagem da comida", disse Helen Clark, primeira-ministra da Nova Zelândia. Ela reclama das propostas de impostos sobre produtos que requerem muita queima de combustível para serem transportados até seus mercados.


Texto Anterior: Brasil tenta pôr floresta na conta do clima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.