São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Madeireiro vai salvar a Amazônia", defende presidente do sindicato da área

DA ENVIADA ESPECIAL A ITAITUBA

Se boa parte da culpa do desmatamento é creditada à ação de madeireiros ilegais, os que agem na legalidade dizem que a culpa é do Estado. Ou melhor, da falta de ação dele.
Para Luiz Carlos Tremonte, presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Sudoeste do Pará, o governo tem prejudicado a atividade florestal ao não liberar planos de manejo.
Isso não ocorreu neste ano porque se previa que a área de influência da BR-163 seria a primeira a ter florestas de aluguel no país -áreas concedidas para exploração de madeira em reservas públicas da Amazônia. Mas os estudos para o plano de gestão não foram concluídos a tempo, e o Meio Ambiente liberou a primeira área em Rondônia. O secretário-executivo do MMA, João Carlos Capobianco, afirmou à Folha que o Pará só deve ser atendido em 2008.
Tremonte reconhece que mesmo sem as autorizações de manejo a madeira continuou sendo cortada. "Isso jogou os madeireiros na ilegalidade", diz. "A gente quer trabalhar dentro da lei, mas madeireiro tem família, tem de comer", afirma. Ele insistiu, no entanto, em dizer que de um modo geral todo mundo age na legalidade. "Tivemos de sair da região para poder trabalhar."
Tremonte atendeu a reportagem buscando se mostrar defensor da mata. "Todo mundo culpa a gente, mas madeireiro não destrói a floresta. Só derrubamos árvores frondosas, já velhas, que não jogam mais oxigênio no ar." E agiu na defensiva quando questionado sobre ameaças aos colonos. "A bandidagem no setor existe, mas é minoria. Assim como não se pode dizer que todo promotor é bandido só porque lá em São Paulo um matou a mulher, não se pode generalizar e dizer que madeireiro é bandido."
Segundo ele, o mundo ainda vai reconhecer que o melhor para a mata é ter madeireiro agindo na legalidade. "Escreve aí o que eu estou falando: o madeireiro vai salvar a Amazônia." (GG)


Texto Anterior: Pressão madeireira alavanca desmate em área protegida
Próximo Texto: Comunidades dentro de parque têm ramais para transportar madeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.