São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

MEDICINA

Suplemento de vitamina não prolonga a vida, diz estudo

DO "INDEPENDENT"

Um grupo de cientistas concluiu que não há evidências de que o consumo adicional de vitaminas faz bem às pessoas. Uma revisão de 67 testes clínicos sobre uso de suplementos vitamínicos descobriu que, em vez de prolongar a vida, elas podem na verdade encurtá-la.
A pesquisa conclui que não há evidência convincente que essas pílulas com efeito antioxidante reduzam o risco de morrer prematuramente e mostra que alguns produtos podem até reduzir a longevidade dos usuários.
O teste mais recente analisado, com 232 mil participantes, comparou quem tomava suplementos vitamínicos com quem tomava placebo -ou nada. Os suplementos estudados foram o beta-caroteno (precursor da vitamina A que é convertido em vitamina no organismo), as as vitaminas A, C, E e o selênio. "Não conseguimos achar evidência para apoiar o ato de tomar suplementos antioxidantes para evitar o risco de morte prematura em pessoas saudáveis ou com diversas doenças", diz Goran Bjelakovich, da Universidade de Copenhague, líder do estudo.


Texto Anterior: Espaço: Agência européia mapeia lixo espacial na órbita da Terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.