São Paulo, quarta, 16 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa da França liga vírus a doença degenerativa

das agências internacionais

Um estudo de pesquisadores franceses com pacientes de esclerose de placas reforçou a teoria de que essa doença é causada por um vírus. O trabalho foi divulgado na edição deste mês dos "Proceedings" da Academia Americana de Ciências.
A esclerose de placas é uma doença crônica e degenerativa que ataca a substância que cobre os feixes de nervos. Ela afeta cerca de 350 mil pessoas nos Estados Unidos e aproximadamente 50 mil na França. A doença geralmente ataca suas vítimas por volta dos 30 anos de idade. Ela é duas vezes mais frequente no Norte do que no Sul da Europa.
O estudo foi desenvolvido por cientistas da Universidade Joseph Fourier, de Grenoble. Segundo François Rieger, membro da equipe, o trabalho não permite concluir com certeza absoluta que o vírus, isolado em laboratório, seja a causa da esclerose de placas. "Faltam ainda anos de trabalho para prová-lo", disse Rieger.
Os cientistas pretendem mostrar a relação entre o vírus isolado e a esclerose de placas em futuras publicações. O vírus identificado não foi encontrado em pacientes portadores de outras doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e o de Parkinson.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.