São Paulo, quarta, 16 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonda volta a funcionar

das agências internacionais

O veículo-robô Sojourner voltou ontem a funcionar em Marte, após uma falha ocorrida no dia anterior com o computador de bordo da sonda Mars Pathfinder. Os dois engenhos continuaram a enviar dados do planeta, segundo a Nasa (agência espacial dos EUA).
A falha com o computador foi o terceiro problema envolvendo a sonda desde o pouso de 4 de julho. Ele foi causado por que o computador de bordo da Pathfinder se desligou automaticamente devido a uma sobrecarga de tarefas a cumprir, segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).
O desligamento foi uma medida de segurança do próprio programa. Seria um procedimento análogo ao de desligar um computador pessoal quando ele trava, segundo Glen Reeves, especialista em computação do JPL.
A Nasa disse ter encontrado uma solução provisória para contornar a limitação do computador da Pathfinder, que foi a de enviar comandos para que o computador efetue uma operação por vez.
O Sojourner enviou dados preliminares da segunda análise de uma rocha marciana, desta vez a Yogi. James Greenwood, mineralogista da Universidade do Tennessee e membro da equipe de cientistas do projeto Pathfinder, disse que já é possível afirmar que a Yogi "é mais parecida com a Terra do que esperávamos".
Segundo ele, a Yogi tem mais magnésio que a primeira rocha estudada, a Barnacle Bill, "o que quer dizer que ela é a mais primitiva das duas". A Barnacle Bill tem muito quartzo.
A sonda também enviou mais indícios de água em Marte, que pode ter dado origem a vida no planeta bilhões de anos atrás. O meteorologista Tim Schofield disse que foram notadas variações regulares na temperatura, que podem ter sido causadas por nevoeiros pela manhã.
O Sojourner, que deveria funcionar apenas uma semana, poderá trabalhar "por vários meses", segundo os técnicos da Nasa. A Pathfinder, com um mês de atividades previsto, poderá funcionar durante cerca de um ano. A energia adicional está sendo obtida por painéis que captam a energia solar.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.