UOL


São Paulo, sábado, 16 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

Ucranianos vêm discutir parceria

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma delegação da Ucrânia virá ao Brasil na semana que vem para discutir os termos da parceria entre os dois países para o uso do foguete ucraniano Cyclone-4 em lançamentos feitos a partir de Alcântara. Serão definidos os termos básicos da joint venture que unirá os dois países num serviço comercial de colocação de satélites em órbita.
A linha de foguetes Cyclone é conhecida pela confiabilidade, mas o quarto modelo da série ainda não foi construído. A expectativa brasileira é usar a parceria como forma de adquirir tecnologia avançada de criação de lançadores, dominando, por exemplo, o uso de propelentes líquidos.
Também se cogita a possibilidade de adaptar os propulsores do primeiro estágio do VLS-1 como foguetes auxiliares do Cyclone-4, aumentando sua capacidade de carga útil em até uma tonelada para órbitas geoestacionárias (aquelas em que o artefato fica sempre sobre o mesmo ponto da superfície da Terra, posição útil aos satélites de telecomunicação).
O investimento em Alcântara para o uso do Cyclone-4 deve chegar a US$ 80 milhões. (SN)


Texto Anterior: Astronáutica: Foguete nacional deve voar até fim do mês
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.