São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Interação com humanos ainda é controversa

Paleontólogos podem dizer hoje com bastante segurança que os neandertais sumiram da Europa e do Oriente Médio -as únicas áreas que habitaram- há cerca de 30 mil anos. Ainda não está claro com que intensidade esses hominídeos interagiram com o Homo sapiens, que deixou a África para começar a colonizar terras européias 40 mil anos atrás.
Uma minoria de cientistas defende que os humanos modernos são, em parte, herdeiros de neandertais, mas os dados que o DNA antigo tem mostrado não parecem corroborar essa teoria.
"Até agora, não vimos nenhuma evidência de mistura genética [no período de 10 mil anos de convivência]", diz Rubin. Ele e Pääbo parecem concordar que ainda não é possível descartar essa hipótese, mas se o seqüenciamento completo mostrar algo nesse sentido, provavelmente não será uma mistura genética de relevância. "Mas agora podemos fazer também a pergunta inversa: se humanos contribuíram para o DNA do neandertal", diz.


Texto Anterior: Genoma do neandertal sai em dois anos, diz cientista
Próximo Texto: Em nome da ciência: Frota baleeira japonesa deixa porto de Shimonoseki para temporada de caça "com fins científicos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.