São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

ESPAÇO
Relatório indica falha de VLS-1

CRISTINA LIMA MARTINS
da Folha Vale

A falha no lançamento do segundo protótipo do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), em 11 de dezembro de 1999, ocorreu devido a um problema no acondicionamento de combustível no foguete, segundo um relatório divulgado ontem pela AEB (Agência Espacial Brasileira).
O VLS, que levava o Saci-2 (Satélite de Aplicações Científicas), teve uma falha 56 segundos após o lançamento devido a problemas no compartimento do combustível sólido no segundo estágio do foguete.
De acordo com o presidente da AEB, Luiz Gylvan Meira Filho, a falha em um dos tanques pode ter ocorrido durante o transporte do foguete até o Centro de Lançamento de Alcântara (MA).
Meira Filho afirmou que os técnicos vão adotar, a partir do próximo protótipo, um teste com aparelhos de raios X para detectar possíveis rachaduras no combustível sólido.
O primeiro protótipo do VLS-1, lançado em 2 de novembro de 97, teve problema no momento do lançamento, em um dos quatro motores do foguete.
"A falha não foi estrutural, porque todos os sistemas funcionaram perfeitamente. O que ocasionou a explosão foi um detalhe que não prejudica o projeto."
O terceiro protótipo do VLS-1 tem lançamento previsto para o ano que vem, ao custo de US$ 6 milhões.


Texto Anterior: Ambiente: EUA geram mais CO2 do que dizem reter
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.