São Paulo, Sábado, 17 de Abril de 1999
Texto Anterior | Índice

Empresas farmacêuticas iniciam mapeamento de genes humanos

das agências internacionais

Um consórcio de empresas farmacêuticas anunciou anteontem a criação de um projeto para pesquisar o código genético humano. O objetivo é ajudar a identificar a predisposição a determinadas doenças e a desenvolver novos medicamentos.
O projeto, denominado Consórcio SNP, procura iniciar o desenvolvimento de um mapa para ajudar a identificar genes relacionados à ocorrência de doenças hereditárias e criar medicamentos "personalizados", isto é, produzidos a partir de características genéticas de cada paciente.
O consórcio pretende identificar até 300 mil nucleotídeos -unidades básicas do DNA, ou material genético- e isolar cerca de 150 mil para a realização de estudos mais detalhados.
O projeto é financiado pela empresa Wellcome Trust e dez companhias farmacêuticas -AstraZeneca, Bayer, Bristol-Myers Squibb, Hoffmann-La Roche, Glaxo Wellcome, Hoechst Marion Roussel, Novartis, Pfizer, Searle e SmithKline Beecham.
Atualmente, um grupo de diversos países realiza o Projeto Genoma Humano, que visa identificar cerca de 100 mil genes, o que poderá contribuir para desenvolver terapias de diversas doenças.
O projeto foi criado em 1990 e deve terminar em 2003 (dois anos antes da data inicialmente prevista).


Texto Anterior: Brasil atrasa recursos para estação espacial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.