UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AERONÁUTICA

Tim Sloan/France Presse
O Flyer de 1903, exposto em museu de Washington, nos EUA


EUA tentam repetir feito dos irmãos Wrights
Em comemoração ao centenário da decolagem do primeiro avião, um consórcio de instituições e empresas nos EUA tentará hoje repetir o feito realizado pelos irmãos Orville e Wilbur Wright em 17 de dezembro de 1903, decolando com uma réplica exata do Flyer, primeiro veículo motorizado concebido pela dupla.
Esse será apenas um dos eventos programados para as festividades em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, onde os irmãos fizeram os experimentos que os levaram à fama no mundo inteiro.
A reprodução do feito não está garantida. Para que o Flyer novamente saia do chão, será preciso que haja vento suficiente para auxiliar a decolagem, como aconteceu há cem anos. Essa deficiência é um dos argumentos usados pelos defensores de Alberto Santos-Dumont para apontá-lo como o legítimo inventor do avião. O aeronauta brasileiro fez seu primeiro vôo com o avião 14-Bis cerca de três anos depois, em Paris. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Biotecnologia: Maracujá transgênico tem DNA de inseto
Próximo Texto: Biotecnologia: Equipe nos EUA recria clone de embrião
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.