São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Mars Express expõe mistério sobre a antiga atmosfera do planeta

Pólo de Marte tem água e pouco CO2

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A busca por água virou uma mania tão grande em Marte que agora os cientistas se dão conta de que ela existe até onde esperavam encontrar outra coisa. Ao contrário do que se pensou um dia, a calota polar Sul marciana é majoritariamente composta por água e não dióxido de carbono. O achado mostra o quão difícil é decifrar o passado do planeta vermelho.
Os resultados vêm da Mars Express, primeira sonda européia a visitar o planeta vermelho. A detecção de água congelada em Marte pela sonda já havia sido feita no início do ano, mas agora surge o primeiro estudo detalhado, publicado na revista "Nature".
Os cientistas planetários antigamente pensavam que a calota polar Norte marciana fosse principalmente composta de gelo de água, mas achavam que a Sul fosse majoritariamente feita de dióxido de carbono. Resultados da sonda americana Mars Odyssey, no entanto, sugeriram, em 2002, que talvez as duas contivessem principalmente água -o que foi confirmado agora pela Express.
As calotas crescem e diminuem dependendo da estação do ano marciano. Mas a maioria do material que congela e evapora é gás carbônico, o principal componente da atmosfera. Já a água congelada faz parte da chamada calota perene -fica lá o tempo todo.
A pouca quantidade de dióxido de carbono na calota polar Sul é inesperada. Para que Marte suportasse corpos de água líquida na superfície em uma época remota (como sabe-se que de fato aconteceu, graças aos últimos esforços dos jipes Spirit e Opportunity, da Nasa), precisaria ter tido uma atmosfera mais densa que a atual. Hoje em dia, a pressão atmosférica é tão baixa que, na maior parte do planeta, mesmo em temperaturas acima de zero, água líquida é instável -vai de gelo a vapor, sem meio-termo.
A desconfiança dos cientistas era a de que esse ar de algum modo tivesse se convertido em gelo de gás carbônico, que desde então estaria aprisionado nas calotas polares. Os novos resultados da Mars Express não dizem isso.
Resta então o mistério: se Marte um dia teve atmosfera mais densa, para onde foi o ar marciano?

Texto Anterior: Geologia: Quebra de continente gera superglaciação