São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

ASTROFÍSICA

Cientistas na Itália dizem ter detectado a matéria escura

DO "NEW YORK TIMES"

Uma equipe de físicos chineses e italianos anunciou ter conseguido detectar partículas de matéria escura -a misteriosa entidade que compõe boa parte do Universo, mas não emite luz nem nenhum tipo de radiação. Em um encontro em Veneza, os cientistas relataram o sucesso em reproduzir um controverso experimento que alegava já ter feito a detecção no ano 2000.
Na época, o grupo liderado por Rita Bernabei, da Universidade de Roma, dizia que o resultado do experimento Dama -a ativação de um detector 1,5 km abaixo da terra em Abruzzo (Itália)- teria sido o resultado da passagem da Terra pelo "vento" de partículas de matéria escura.
O Dama acabou desacreditado depois porque outros grupos falharam em reproduzir a experiência. Mas Bernabei relatou agora que um novo -e maior- experimento batizado de Dama/Libra conseguiu reproduzir a detecção. "Nenhum outro experimento cujo resultado possa ser diretamente comparado de uma maneira independente de modelos está disponível até agora", disse.
Astrofísicos sabem que a matéria escura existe porque, apesar de ela ser invisível, galáxias não conseguiriam se manter agregadas sem ela. Só a força gravitacional das estrelas visíveis não explica sua agregação.
O Dama usa detectores de iodeto de sódio para flagrar partículas de matéria escura que interagem de modo tênue com a matéria comum. Como há diferença no número de interações detectadas entre junho e dezembro, cientistas dizem que a Terra entra e sai de nuvens de matéria escura nesses meses.
Físicos independentes, porém, dizem que é cedo para atestar a validade do Dama.


Texto Anterior: Conselho pede que Supremo permita uso de embriões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.