São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso de cianetos e dinamite na pesca é ameaça

DA REPORTAGEM LOCAL

Para os pesquisadores da Conservação Internacional, uma medida urgente agora é aumentar as áreas da Cabeça de Pássaro que estão sob proteção do governo indonésio. Segundo eles, ameaças como a pesca com dinamite e cianetos (uma espécie de veneno), bem como a mineração e o desmatamento nas regiões próximas, precisam ser postas sob controle para que a área continue a ser o refúgio e a usina de espécies de hoje.
A população da área depende da pesca para viver, mas há planos de transferir operações de captura comercial de outras províncias da Indonésia, hoje próximas do esgotamento, para a Cabeça de Pássaro. "Por sorte, o governo indonésio reagiu de forma muito positiva aos nossos resultados recentes e mostrou um comprometimento em desenvolver uma rede de áreas marinhas protegidas", diz Erdmann.
Hoje, apenas 11% da região está protegida formalmente, a maioria dentro do Parque Nacional Teluk Cenderawasih. Pesquisadores planejam realizar novos estudos lá no ano que vem, de forma a preencher as lacunas que ainda existem nos dados e estruturar um plano integrado de manejo sustentável -coisa não tão complicada assim dentro das atuais circunstâncias, já que a população humana é pequena nesse trecho litorâneo. (RJL)


Texto Anterior: Grupo acha "usina" de espécies marinhas
Próximo Texto: Fracassa tentativa de criar leão híbrido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.