São Paulo, terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

Grupo faz carne de porco com células-tronco

DA ASSOCIATED PRESS

Pesquisadores holandeses criaram um método para desenvolver carne de porco a partir de células-tronco do animal. A nova técnica, afirmam, caso se mostre segura e economicamente viável, pode ser alternativa à criação de rebanhos, o que ajudaria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Para chegar ao resultado final, os cientistas isolaram células-tronco dos músculos dos porcos. O material foi colocado numa solução nutritiva para crescer e se desenvolver.
Até agora, o maior pedaço de carne que o grupo produziu tem só um centímetro. Para chegar a uma porção pequena de "costeleta", por exemplo, eles estimam que sejam necessários 30 dias de crescimento no laboratório.
Para os líderes do projeto, a técnica pode um dia vir a produzir carne mais saudável. "Faríamos um hambúrguer capaz de prevenir ataques cardíacos, em vez de causá-los", avalia Jason Matheny, especialista da Universidade Johns Hopkins, que não participou da pesquisa.


Texto Anterior: Chimpanzés e gorilas podem originar novos focos de malária
Próximo Texto: História da Ciência: Site publica manuscrito de 1752 sobre maçã de Newton
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.