UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Suspeita de casos atinge Estados Unidos e Austrália

Pneumonia misteriosa afeta 219 pessoas espalhadas por dez países

DA REDAÇÃO

Chega a 219 o número de casos da síndrome respiratória aguda grave no mundo todo, uma doença misteriosa que evolui de sintomas que lembram gripe para uma pneumonia grave. Só em Hong Kong, onde se concentram os casos da moléstia, o número de pessoas infectadas subiu de 95 para 123, de anteontem para ontem.
A maioria dos pacientes em Hong Kong, assim como nas demais regiões do Sudeste Asiático onde a doença está concentrada, é de profissionais de saúde que cuidaram de pessoas com a doença.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a moléstia já afeta também a Eslovênia e o Reino Unido. Há suspeita de casos na Austrália, nos Estados Unidos e na Espanha.
Ninguém ainda conseguiu achar a causa da doença, que já matou quatro pessoas. Médicos alemães dizem ter isolado possíveis formas de um paramixovírus (tipo de vírus ligado ao sarampo e outras moléstias) em dois doentes, mas afirmam que ainda é cedo para responsabilizá-lo.
A OMS disse ontem que, embora seja perigosa, a doença aparentemente exige contato muito próximo para ser transmitida.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Astronomia: Estrela também pode morrer em silêncio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.