UOL

São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÔMICA

Cromossomo Y possui mecanismos de reparação e mais genes do que esperado
O mais detalhado estudo do cromossomo Y -responsável por fazer os homens serem diferentes das mulheres no plano genético- mostra que não é tão esquálido quanto os cientistas acreditavam.
O pequeno cromossomo na realidade carrega mais genes do que o esperado, a maioria deles devotada à produção de espermatozóides, constatou a equipe de pesquisadores americanos que fez o sequenciamento (soletração) dos "caracteres" químicos que compõem o Y.
O cromossomo também usa um mecanismo incomum para reparar esses genes quando eles se danificam. O estudo, liderado por David Page, do Instituto Médico Howard Hughes, saiu publicado hoje na revista "Nature" (www.nature.com).
O genoma humano é composto por 23 pares de cromossomos, e um deles determina o sexo. Se a pessoa possui um par XX, é mulher. Se for XY, é homem. (DA REUTERS)