São Paulo, quinta-feira, 19 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DARFUR

Cientistas acham lago que pode pôr fim à guerra

DA ASSOCIATED PRESS

Cientistas anunciaram ontem a descoberta dos restos de um antigo lago subterrâneo na região de Darfur, no Sudão, abrindo a possibilidade de reduzir a escassez de água -para muitos especialistas, a raiz dos conflitos na região.
Décadas de escassez de água e de outros recursos ajudaram a alimentar conflitos locais que se transformaram em uma devastadora guerra civil. Desde 2003 o conflito matou pelo menos 200 mil pessoas.
"Boa parte da inquietação e miséria em Darfur se deve à escassez de água", disse o geólogo Farouk el Baz, da Universidade de Boston, responsável pelo projeto que resultou na descoberta no norte de Darfur. Segundo os cientistas, o imenso lago tinha 30,7 mil km2, o tamanho do lago Erie, nos EUA, um dos maiores do mundo.
O conflito eclodiu quando os africanos das aldeias se levantaram contra o governo de Cartum, dominado por sudaneses árabes.
Os poços permitiriam que os árabes nômades mantivessem seu estilo de vida e que as comunidades sedentárias também voltassem a florescer. .


Texto Anterior: Cérebro tem área ligada a efeito placebo
Próximo Texto: Espaço: Foguete tem última chance de lançamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.