São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÉREBRO

Fato é considerado "místico"

Suíço explica sensação de flutuar fora do corpo

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores na Suíça descobriram o local do cérebro responsável pela sensação de flutuar fora do corpo, que costuma ser descrita por 1 em 10 pessoas que estiveram perto da morte.
Eles conseguiram induzir a experiência em uma paciente por meio de choques elétricos em uma região do cérebro conhecida como giro angular direito. O estudo sai hoje na revista "Nature".
A "experiência extracorporal" impressiona místicos e religiosos, pois dá a impressão de que a "alma" estaria já abandonando o corpo e de que ela voltaria, no caso de o paciente se recuperar.
Os médicos da equipe de Olaf Blanke, dos hospitais universitários de Genebra e Lausanne, estavam usando eletrodos para estimular o cérebro de uma epiléptica em avaliação para tratamento.
A paciente descreveu várias sensações em que sua consciência parecia estar separada do corpo. "Eu me vejo deitada na cama, de cima, mas só vejo minhas pernas e a parte de baixo do tronco."
Blanke e colaboradores acreditam que o giro angular seja o local no cérebro onde a informação visual é associada com o sistema de representação do corpo através de dados sensoriais, como o tato.
Havendo uma falha nessa associação, ocorreria a "experiência extracorporal". Os cientistas não sabem a causa exata da sensação em pacientes que estiveram perto de morrer, mas acham que provavelmente é uma falha desse tipo.


Texto Anterior: Pesquisa: Produção cresce menos no país, afirma estudo
Próximo Texto: Paleopernalonga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.