São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Grande estudo vai investigar câncer de mama
No maior estudo do tipo já realizado, cientistas recrutarão 50 mil irmãs de mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama, na esperança de desvendar as causas ambientais e genéticas da doença.
O "Sister Study" será conduzido pelo Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, parte dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde).
"Ao estudar irmãs que têm os mesmos genes, muitas vezes tiveram experiências e ambientes semelhantes, e tem o risco pelo menos dobrado de desenvolver câncer de mama, temos uma chance melhor de descobrir o que causa a doença", disse Dale Sandler, coordenador da pesquisa.
As irmãs voluntárias doarão sangue, urina, unhas e até mesmo o pó da casa para ajudar a descobrir como a rotina diária, assim como a genética, podem concorrer para a aparição da doença. (DA REDAÇÃO)

MEDICINA 2

Coração artificial terá uso temporário nos EUA
O governo norte-americano autorizou o uso do coração artificial produzido pela companhia SynCardia Systems como uma medida temporária para manter vivos pacientes em estágio terminal, enquanto eles esperam a disponibilidade de órgãos para transplante.


Texto Anterior: Panorâmica - Astronomia: Formação de planetas é mais violenta
Próximo Texto: Proteção: Grupo quer banir pesca de bacalhau
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.