São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Administrador do LHC é eleito "figura" do ano

DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto em que Lyn Evans trabalha há 15 anos, após ser inaugurado em setembro, pifou e está sendo consertado. A mera expectativa em torno do LHC -o gigante acelerador de partículas na fronteira da França e Suíça-, porém, foi suficiente para lhe render o título de personalidade do ano da revista britânica "Nature".
O projeto também foi mencionado pela "Science" em dois momentos. Foi considerado o "fenômeno do ano" de 2008 e é uma das áreas da ciência para onde todos devem olhar em 2009. A máquina multibilionária de empurrar prótons quase à velocidade da luz pode ajudar a confirmar teorias e fazer descobertas revolucionárias na física de partículas.
Para a revista americana, outras seis áreas merecem atenção especial de todos: genômica vegetal, acidificação dos oceanos, neurociência, clima mundial (o acordo cada vez mais utópico para redução do efeito-estufa), matéria escura e especiação.


Texto Anterior: Célula que recria doença em laboratório é avanço do ano
Próximo Texto: Suecos investigam suborno no Nobel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.