UOL


São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem abre "janela" para o Universo

Divulgação Nasa/ESA/STScI
Galáxias se distribuem pelo Universo primitivo 12 bilhões de anos atrás, em nova imagem da Nasa


DA ASSOCIATED PRESS

Uma nova visão panorâmica do Universo capturou luz emitida apenas 1 bilhão de anos após o Big Bang, revelando segredos sobre a infância das galáxias e dos buracos negros, afirmam astrônomos.
A nova panorâmica está contida em um único mosaico, compilada pelos pesquisadores a partir de imagens obtidas pelos telescópios Hubble e Chandra -este último detecta emissões de raios X- da Nasa (agência espacial dos EUA).
A imagem mostra um pedaço do céu com aproximadamente um décimo do tamanho da Lua (cheia) vista da Terra. Parece estreita, mas é 30 vezes mais larga do que a última tomada das profundezas do cosmo, em 1996.
Aquela vista poderia ser descrita como uma espiada pelo buraco da fechadura; a nova poderia ser chamada de uma "janela".
A nova imagem, conhecida como Goods (varredura profunda dos grandes observatórios, na sigla em inglês), mostra como o Universo era há 12 bilhões de anos, quando a luz das galáxias partia rumo à Terra. Ela permitirá o mapeamento de centenas de fontes da raios X -que indicam a presença de buracos negros.


Texto Anterior: Astronomia: Explosão acaba com enigma da astrofísica
Próximo Texto: Panorâmica - Biologia: Bactéria vira 'canibal' quando fica sem alimento, dizem espanhol e americano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.