UOL

São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BIOLOGIA

Bactéria vira 'canibal' quando fica sem alimento, dizem espanhol e americano
A bactéria Bacillus subtilis tem esse nome pela sua forma esguia, mas sua estratégia para sobrevivência nem sempre é sutil. Cientistas descobriram que esse bacilo se torna "canibal" quando a comida escasseia.
Micróbios como esse podem sobreviver por muito tempo de modo inativo. Na ausência de nutrientes, o Bacillus subtilis passa por um processo de formação de um esporo, uma célula resistente que pode ficar dormente por vários anos.
Virar um esporo não é algo que a bactéria faça com muita vontade. A formação de um esporo demanda muita energia e leva várias horas.
"Se, durante esse período, os nutrientes se tornam de novo abundantes, as células esporulantes ficam em desvantagem em relação às células capazes de continuar o crescimento rapidamente", dizem José González-Pastor, do Centro Nacional de Biotecnologia da Espanha, e Errett Hobbs e Richard Losick, da Universidade Harvard, EUA.
Por isso, afirmam, o ideal para a bactéria é adiar a formação do esporo até o último momento possível, só quando está literalmente morrendo de fome.
A bactéria que começa o processo de esporular produz uma toxina. Esse agente tóxico, ao mesmo tempo em que bloqueia a esporulação em outras bactérias, também rompe as suas paredes celulares, liberando nutrientes que a "canibal" ingere.
A bactéria assassina escapa de ela própria ser morta pela toxina graças a uma "bomba" que exporta o produto para fora dela.
A descoberta é relatada hoje na revista "Science" (www.sciencemag.org). (RICARDO BONALUME NETO, DA REPORTAGEM LOCAL)