São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA
Descoberta pode diminuir transplantes no futuro
Células do sangue originam tecido do fígado em organismos adultos

ISABEL GERHARDT
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi dado o primeiro passo para a diminuição das filas de espera para transplante de fígado. Cientistas britânicos detectaram a produção de células hepáticas a partir de células-tronco da medula óssea em adultos.
Células-tronco são células não-especializadas, capazes de dar origem a qualquer tipo de tecido. As da medula óssea dão origem a células sanguíneas. O estudo mostra pela primeira vez que elas são capazes de originar outro tipo de célula -células hepáticas- dentro do organismo humano.
A descoberta abre caminho para que pessoas com algum tipo de dano no fígado usem as próprias células-tronco para produzir células hepáticas.
"No futuro, quando a produção de tecido hepático se tornar uma realidade, o número de transplantes poderá ser minimizado", disse à Folha por e-mail Joe Jackson, do Imperial College, em Londres, um dos autores do estudo que sai hoje na revista "Nature".

Masculino e feminino
A descoberta foi feita porque os pesquisadores encontraram células de fígado "masculinas" em mulheres que sofreram um transplante de medula óssea cujo doador havia sido um homem.
A análise de DNA dessas células mostrou que elas continham o cromossomo Y, encontrado apenas em células masculinas.
Além disso, em fígados de mulheres que foram transplantados para pacientes masculinos, também se encontraram células com cromossomo Y, indicando que o fígado recebeu células-tronco da medula óssea desses pacientes.
"Não sabemos ainda quais condições levam as células-tronco sanguíneas a se diferenciar em células hepáticas", disse Jackson.

Texto Anterior: Zoologia: Pássaros bastardos têm melhores genes, afirmam pesquisadores