São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Em breve

Mecanismo da linguagem
Uma equipe de cientistas do Brasil e dos EUA encontrou, no sistema nervoso de beija-flores, uma possível pista para compreender como a linguagem é processada no cérebro humano. Foram mapeados sete núcleos cerebrais responsáveis pelo aprendizado do canto. A descoberta, feita por pesquisadores da USP, Unicamp e Universidade Rockefeller (EUA), foi publicada na revista "Nature".

Origem da vida
Um estudo decifrou a estrutura daquela que pode ter sido a molécula que deu origem à vida. O trabalho, feito na Universidade de Yale (EUA) e publicado na "Science", revelou o segredo da fábrica de proteínas das células, o ribossomo. No seu "miolo" há somente RNA (ácido ribonucléico, substância que, como o DNA, transmite informação genética). Como nada pode viver sem produzir proteína, isso reforça a idéia de que o RNA foi a molécula primordial da vida.

Palestra sobre genoma
O Hospital Israelita Albert Einstein oferece, no dia 29 de agosto, palestra sobre o genoma. O evento faz parte de uma série mensal de palestras sobre temas ligados à saúde. As palestras são gratuitas e acontecem sempre às 16h no hospital (av. Albert Einstein, 627, entrada 1. Tel. 0/xx/11/ 3747-2300).

Lançamento
Dolly, a Segunda Criação
394 págs. R$ 43,90 de Ian Wilmut, Keith Campbell e Colin Tudge. Objetiva (rua Cosme Velho, 103, Rio de Janeiro, RJ. Tel. 0/xx/21/556-7824).
Ian Wilmut e Keith Campbell, que conduziram a clonagem da ovelha Dolly a partir de célula da glândula mamária de uma ovelha adulta, contam como foi a realização do experimento. Também explicam, de modo acessível a leigos, conceitos e objetivos científicos envolvidos no processo.



Próximo Texto: Micro/Macro - Marcelo Gleiser: Os perigos de uma história malcontada
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.