São Paulo, Segunda-feira, 20 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Índice

Ferro pode conter pistas da história de microrganismos

das agências internacionais

Camadas de ferro encontradas em rochas sedimentares podem revelar a história da vida microbial na Terra e, talvez, em outros planetas, segundo estudo publicado na última edição da revista "Science".
A equipe, da Universidade de Wisconsin em Madison (EUA), diz ter encontrado evidências de que o ferro encontrado nessas rochas foi digerido por micróbios.
"Essa poderia ser uma bioassinatura ideal", disse Brian Beard, que chefiou os experimentos.
Se a técnica de leitura dessas amostras de ferro for confirmada e refinada, ela poderia ser usada para traçar a distribuição de microrganismos na Terra em tempos remotos.
Como o ferro é uma substância muito importante para plantas, animais e micróbios, quase todos os organismos o ingerem.
O ferro também é muito comum na Lua, em outros planetas e em muitos corpos celestes. Hipóteses de existência de vida em planetas como Marte em um passado distante também poderiam ser reformuladas.
A pesquisa foi feita ao se medir as amostras de ferro em dois tipos diferentes de rochas, as sedimentares (formadas por acúmulo de vários materiais) e as ígneas, ou vulcânicas.
Colaboraram cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (agência espacial norte-americana) e da Universidade de Wisconsin em Milwaukee.





Texto Anterior: Ciência: Evento discute biodiversidade amazônica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.