São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

Nova pane faz LHC adiar sua primeira colisão

DA REDAÇÃO

Mais uma pane no maior acelerador de partículas já construído, o LHC (Grande Colisor de Hádrons), atrapalhou os planos dos físicos de realizar as primeiras colisões de prótons da máquina neste fim-de-semana.
Um vazamento de hélio líquido fez com que mais de cem dos ímãs gigantes que canalizam e aceleram os prótons aquecessem a mais de 100C. Os ímãs só funcionam quando resfriados perto de -273C pelo hélio. A brigada de incêndio do Cern (Organização Européia de Pesquisa Nuclear, na sigla em francês) precisou ser chamada para conter o vazamento. Não houve feridos.
Semana passada os pesquisadores do Cern comemoraram o sucesso das primeiras tentativas de fazer os prótons darem voltas completas pelo túnel de 27 km de circunferência do LHC. Empolgados, eles disseram que fariam as primeiras colisões (que estavam previstas para apenas meados de outubro), no fim-de-semana.


Texto Anterior: Espécies diferentes de gato-do-mato fazem "troca de casais" no interior do RS
Próximo Texto: Biotecnologia: Novo seqüenciador permitirá fazer genoma "a jato" no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.