São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOTECNOLOGIA

Novo seqüenciador permitirá fazer genoma "a jato" no país

DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO

Foi instalado ontem, no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), em Petrópolis, o primeiro seqüenciador de genoma de alto desempenho da América do Sul. O aparelho, que custou R$ 2,1 milhões ao Ministério da Saúde, é capaz de seqüenciar 500 milhões de pares de bases de DNA em apenas dez horas. Com a tecnologia anterior, o mesmo trabalho levava até três meses para ser concluído.
De acordo com o ministro José Gomes Temporão, a aquisição representa um marco na pesquisa genômica no país. "A tecnologia permitirá seqüenciar genomas de forma muito mais rápida, com custos menores e qualidade superior", afirmou.
Batizado de Genome Sequencer FLX Instrument, o equipamento é o mesmo modelo usado para soletrar o genoma de James Watson, um dos "pais" do DNA.
Os primeiros projetos serão feitos em parceria com o Inca (Instituto Nacional do Câncer) e o Instituto Ludwig, que enviarão material coletado de tumores para análise pelo seqüenciador.
Também na área da saúde, será feito o mapeamento genético parcial do Trypanossoma cruzi, que provoca a doença de Chagas. "Já existe o genoma seqüenciado, mas de um híbrido. Nós faremos a análise de uma cepa brasileira", explica a coordenadora do laboratório de Bioinformática do LNCC, Ana Teresa Ribeiro de Vasconcelos.


Texto Anterior: Física: Nova pane faz LHC adiar sua primeira colisão
Próximo Texto: Espaço: Nasa prepara "becape" para vôo do Atlantis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.