São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Pontuações' alteraram evolução

especial para a Folha

O trabalho de Stanley Ambrose tem 23 páginas e bibliografia de 124 obras. A maioria é de literatura técnica, da vulcanologia à genética, mas há também teorias mais gerais, como o "equilíbrio pontuado", do paleontólogo Stephen Jay Gould.
Com Niles Eldredge, Gould propôs, em 1972, que a evolução das espécies não acontece contínua e suavemente, mas aos sobressaltos.
Normalmente, as espécies pouco se alteram. Esse equilíbrio seria rompido -pontuado- de tempos em tempos por episódios de drástica variação ambiental. Ambrose encaixa seu modelo de gargalo provocado pela megaerupção de Toba nesse padrão.
"O inverno vulcânico pode ter inserido um breve equilíbrio pontuado (talvez um ponto de exclamação!) no curso da história evolutiva humana recente, acelerando a diferenciação geográfica", escreveu em junho no "Journal of Human Evolution".
"Esse gargalo pode resolver o paradoxo de por que populações humanas modernas parecem tão diferentes umas das outras, apesar de uma origem africana tão recente." (ML)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.