São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARTE

Rocha será perfurada e observada ao microscópio

Jipe Spirit vai abrir um buraco de 5 milímetros em pedra do caminho

DA REPORTAGEM LOCAL

A rocha Adirondack está prestes a sofrer um ataque violento do jipe Spirit. Depois de usar seu braço robótico, que contém dois espectrômetros e um microscópio, para investigar a superfície da pedra e caracterizar seus componentes básicos, o robô abrirá um buraco nela. Tudo isso bem longe daqui, na cratera Gusev, Marte.
O instrumento RAT (sigla em inglês para Ferramenta de Abrasão de Rocha) consegue escavar até cinco milímetros de rocha. Depois que o buraco for aberto, os dois espectrômetros e o microscópio voltarão a ser usados.
Os cientistas querem olhar dentro da pedra para investigar as condições do planeta na época em que ela foi formada. O esforço é o de tentar encontrar sinais de água líquida -elemento essencial à vida- no passado marciano.
Por ora, a equipe da Nasa (agência espacial americana) está trabalhando com a hipótese de que se trata de uma rocha de origem vulcânica, mas o palpite é baseado apenas nas imagens. As leituras dos instrumentos devem revelar mais detalhes e confirmar ou refutar as primeiras idéias formadas pelos cientistas.
Enquanto isso, uma outra equipe no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa está a postos para a chegada do irmão gêmeo do Spirit, Opportunity, ao planeta vermelho. O pouso está marcado para sábado. (SN)


Texto Anterior: Espaço: Investigação do VLS acaba nesta semana
Próximo Texto: Biotecnologia: Pesquisador britânico quer banir os "caubóis" da clonagem humana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.