UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

COLUMBIA

Achado pode ajudar a revelar causa do acidente

Nasa encontra gravador de dados do ônibus espacial desintegrado

Associated Press
O gravador de dados do Columbia recuperado entre destroços


DA REDAÇÃO

As equipes de resgate dos destroços do ônibus espacial Columbia encontraram um gravador de dados da nave que pode ajudar a esclarecer as causas da sua desintegração, ocorrida em 1º de fevereiro durante a reentrada na atmosfera da Terra.
Comparável a uma "caixa-preta" de avião, o gravador é uma das peças mais importantes já recuperadas para resolver o mistério da perda da nave.
Embora tenha sofrido alguns danos pelo calor, o aparelho estava intacto. A equipe de investigação independente do acidente espera que sua fita magnética possa ainda conter registros de temperatura e de pressão aerodinâmica sobre a nave durante a conclusão da viagem fatal.
Além do achado, surgiu a informação de que militares americanos ofereceram à Nasa a possibilidade de inspecionar o veículo ainda em órbita com satélites-espiões. A agência teria recusado a oferta. Após o acidente, Ron Dittemore, diretor do programa dos ônibus espaciais, declarou que tal esforço já havia sido tentado em missões anteriores, sem sucesso.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Arqueologia: Guerra ameaça destruir sítios históricos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.