São Paulo, sábado, 22 de abril de 2006

Texto Anterior | Índice

Cosmonauta não rejeita seguir carreira política

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

O astronauta Marcos Pontes se transformou em celebridade. Ontem, ao chegar a Bauru, o antes desconhecido filho da cidade não conseguia se locomover no meio da multidão, mesmo com a escolta constante de cerca de 20 policiais militares.
Houve tumulto em quase todo o trajeto. Pessoas se empurravam e lutavam para ter um autógrafo do conterrâneo famoso.
Um dia antes, em Brasília, pela manhã, apesar de acenar para os irmãos, presentes ao evento, só conseguiu abraçá-los à noite, já no fim dos compromissos.
"Quando eu fui escolhido, o chefe da seleção veio e disse: "Sua vida vai mudar um pouco. E já vai começar agora, com uma coletiva de imprensa". Deu um frio na barriga. Até então nunca tinha imaginado isso", disse.
A irmã, Rosa, que ajudou a criar Pontes, resumiu: "Ele não é mais só meu. Agora, é de todo o Brasil".
Durante todo o dia, a palavra "herói" marcou os pronunciamentos de autoridades, amigos e convidados da festa.
Pontes renegou a glória. "Quando comecei esse trabalho, não pensei em virar herói."
Mas, questionado sobre o peso do fardo, se disse tranqüilo. "Isso não me assusta. Toda vez que eu sento numa reunião com a mesa internacional e tem uma bandeira brasileira na frente, ah, isso imprime uma responsabilidade muito grande", afirmou.

Sem comparações
O astronauta brasileiro também pediu para que não o comparem com outras personalidades que marcaram a história. "Não quero ser comparado a Santos-Dumont ou a Yuri Gagarin. Quero ser comparado a mim mesmo. Peço para que me reconheçam pelo meu trabalho."
Sobre o futuro, deu palpites e não descartou usar a fama para concorrer a algum cargo político. "Eu tenho uma bagagem técnica e de relações internacionais muito boa e vou ter de achar uma posição para isso. Mas, para a política, eu teria de me preparar antes. Se eu achar que isso é a melhor maneira de servir o Brasil, eu posso fazer isso." (TR)


Texto Anterior: Bauru faz festa para Marcos Cesar Pontes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.