São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOTÂNICA

Orquídea da China pratica sexo solitário
Uma espécie oriental de orquídea consegue fertilizar a si própria, revelaram cientistas chineses em estudo hoje na revista científica "Nature" (www.nature.com). A Holcoglossum amesianum, que não depende de insetos ou de vento para a polinização, desenvolve a parte masculina de sua flor para se encaixar na feminina.
LaiQiang Huang, da Universidade Tsinghua, de Pequim, afirma que a planta é capaz de se fertilizar sem uso de fluidos viscosos, como ocorre em outras plantas autopolinizadoras. Trata-se de um método de inseminação até agora desconhecido.
Huang e seus colegas analisaram mais de 1.900 exemplares da espécie, que floresce na primavera em troncos de árvores da província de Yunnan. A orquídea não possui perfume nem néctar, porque a polinização não ocorre entre indivíduos diferentes. (DA ASSOCIATED PRESS)