São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTROFÍSICA

Buraco negro usa magnetismo ao engolir matéria
Buracos negros possuem uma força gravitacional capaz de atrair qualquer objeto para uma viagem sem volta, mas na verdade é o magnetismo ao redor desses monstros cósmicos que faz deles engolidores de matéria. A conclusão é de um estudo publicado hoje na revista "Nature", assinado pelo físico John Miller, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Segundo o pesquisador, um vento de íons (partículas eletricamente carregadas) é o que desestabiliza a órbita do gás que normalmente rodeia os buracos negros. Sem tal perturbação, a gravidade faria apenas a matéria orbitar a região indefinidamente.
Miller e seus colegas confirmaram a teoria ao usar imagens do telescópio de raios-X Chandra para observar o sistema binário GRO J1655-40, no qual um buraco negro engole gás que escapa de uma estrela. (DA REDAÇÃO)