São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

Brasil perde santuário de baleias
O Brasil foi derrotado mais uma vez em sua proposta de tornar o Atlântico Sul um santuário para baleias. A CIB (Comissão Internacional da Baleia), que se reúne em Sorrento, Itália, vetou o plano brasileiro, assim como a proposta australiana de criar outro santuário no Pacífico Sul.
O santuário do Atlântico Sul teve 26 votos a favor e 22 contra. No ano passado, a proposta havia recebido 24 votos. Para aprovar qualquer resolução, a CIB precisa de três quartos de seus 57 membros.
"Não vamos desistir", disse à Folha José Truda Palazzo Jr., membro da delegação brasileira na CIB. O país deve voltar a apresentar a proposta no ano que vem, na Coréia do Sul.
Segundo Truda, a criação da área de preservação é estratégica para impedir a caça comercial de baleias no Atlântico se a moratória (imposta em 1986) for levantada. "Não queremos baleeiros na nossa bacia oceânica." (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: 56ª SBPC: Testes de DNA acham par ideal para araras
Próximo Texto: Ambiente 2: Greenpeace fecha deque no Rio de Janeiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.