São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Zelândia recomenda uso de transgênicos

DO "THE NEW YORK TIMES"

A Comissão Real para Modificação Genética da Nova Zelândia recomendou que a pesquisa com plantas e animais geneticamente modificados "prossiga com cuidado", o que foi saudado por defensores da biotecnologia no país e decepcionou seus oponentes, como o influente Partido Verde.
Um relatório da comissão rejeita a idéia de uma nação livre de transgênicos, dizendo que isso iria contra os interesses econômicos, sociais e ambientais do país. Embora peça algumas restrições adicionais na modificação genética, o relatório argumenta que a tecnologia pode ser usada "de uma maneira que não afete a imagem "verde" da Nova Zelândia".
As recomendações publicadas (www.gmcommission. govt.nz) não são vinculantes, mas, se aceitas pelo governo, aliviariam as restrições à pesquisa de baixo risco em laboratórios. Arrochariam, por outro lado, a regulação de atividades como a liberação de transgênicos no ambiente.
Em particular, os membros da comissão pediram uma mudança de regras que habilitaria as autoridades a impor medidas como o monitoramento de segurança ou a limitar a escala de qualquer liberação. Também foi pedida mais pesquisa no potencial de impacto sobre solo e ecossistemas.


Texto Anterior: Biologia: Bactéria converte ouro dissolvido na água
Próximo Texto: Genoma: Projetos regionais se voltam para inovação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.