São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor do Inpe diz esperar que veto seja interino

GILBERTO CÂMARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os EUA são um país grande, com múltiplos interesses. O Inpe tem excelentes relações com instituições americanas na área espacial, como a Nasa e o USGS (Serviço Geológico dos EUA).
Temos um histórico de cooperação científica e técnica, como o uso das imagens Landsat e o experimento LBA.
Infelizmente, as relações positivas na área espacial não se refletem na posição do Departamento de Estado e nas leis americanas. Especialistas da divisão de Controle de Bens Sensíveis dos EUA disseram ao Inpe que sabem que o CBERS é um programa civil e que não há transferência de tecnologia do Brasil para a China.
Mesmo assim, afirmam que as regras americanas proíbem a exportação de componentes espaciais para qualquer programa com participação chinesa. O Inpe confia que o caráter público do CBERS e seus benefícios para todo o planeta possam convencer os legisladores dos EUA a mudar sua atitude.
Os EUA, cuja Constituição promove de forma pioneira a liberdade e a concórdia, são os maiores prejudicados por uma atitude que esperamos temporária.


Gilberto Câmara é diretor do Inpe

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: País recorre a componente feito na Europa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.