UOL


São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONÁUTICA

China pretende construir sonda para Marte
Representantes do programa espacial chinês anunciaram seu interesse na construção de sondas não-tripuladas para a exploração de Marte. O projeto ainda não tem cronograma e deve ser pautado pelos resultados obtidos com sondas enviadas à Lua.
Os chineses esperam enviar seu primeiro artefato ao satélite natural da Terra em 30 meses. Enquanto isso, preparam o primeiro vôo tripulado de sua nave, a Shenzhou. Segundo as autoridades, a missão deve ocorrer no segundo semestre. Caso tenha sucesso, fará da China o terceiro país habilitado a enviar homens ao espaço, feito até agora exclusivo de russos e americanos.
Três sondas já estão a caminho de Marte neste momento, um jipe americano, uma nave européia acoplada a uma sonda de pouso e um satélite japonês. Todas as missões devem chegar entre o fim deste ano e o início do próximo. A Nasa (agência espacial americana) ainda deve lançar um outro jipe no próximo dia 28, também a caminho do planeta vermelho. (DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: História: Oceania tinha agricultura há 7.000 anos
Próximo Texto: Arqueologia: Equipe brasileira acha cemitério do século 16
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.