UOL


São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VLS-1

Aeronáutica apresenta hoje primeiras informações de investigação do acidente
O diretor do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), major-brigadeiro-do-ar Tiago da Silva Ribeiro, concederá hoje, às 9h da manhã, em São José dos Campos (SP), a primeira entrevista sobre o andamento das investigações do acidente com o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites). A tragédia, que matou 21 técnicos do CTA que preparavam o lançamento do foguete na base de Alcântara (Maranhão), completou um mês ontem.
O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos de investigação era de 30 dias. De acordo com o Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica), no entanto, esse prazo foi ampliado -por enquanto, por tempo indeterminado.
Inicialmente, a comissão de investigação (liderada pelo brigadeiro-do-ar Marco Antonio Couto do Nascimento, vice-diretor do CTA) incluía apenas membros ligados à Aeronáutica e ao projeto do VLS-1.
Posteriormente, pressões por uma maior independência da equipe levaram à incorporação de cientistas brasileiros sem conexões com o foguete: o físico e engenheiro Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp, Fernando Cosme Rizzo de Assunção, engenheiro da PUC do Rio de Janeiro, e Paulo Murilo Castro de Oliveira, físico da Universidade Federal Fluminense.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Biotecnologia: Academia quer rever lei sobre clonagem
Próximo Texto: Bioengenharia: Célula-tronco cura Parkinson de roedor
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.