São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião na Índia debate acordo do clima

DA REDAÇÃO

Representantes de 185 países começam hoje a discutir os últimos detalhes da implementação do Protocolo de Kyoto, acordo internacional contra os gases de efeito estufa. No encontro, em Nova Déli, Índia, deverão ser debatidas a adaptação dos países pobres às mudanças climáticas e a transferência de tecnologia de energias limpas pelos ricos.
A chamada COP-8, ou oitava Conferência das Partes da Convenção do Clima, é a última do gênero antes de o acordo entrar em vigor -o que se espera que aconteça no começo do ano que vem.
A implementação do acordo deveria ter acontecido em agosto, durante a cúpula Rio +10, na África do Sul. Mas, para que o protocolo entre em vigor, ainda é necessária a ratificação (aprovação como lei) da Rússia e do Canadá. Os dois países, que resistiam em aderir a Kyoto, deverão ratificar o tratado climático até o fim do ano.
O acordo de Kyoto, assinado em 1997, prevê que os países industrializados cortem em 5,2% suas emissões de gases-estufa (em especial o dióxido de carbono) até 2012, em relação a 1990.
Um relatório preparado pelas Nações Unidas mostra que, na última década, as emissões cresceram 8,4% nesses países.
Para entrar em vigor, o acordo deve ser ratificado por pelo menos 55 países (96 já o fizeram), que respondam por 55% das emissões do mundo industrializado (só foram obtidos 37,4%).


Texto Anterior: Ambiente: Homem explora 83% da Terra, diz estudo
Próximo Texto: Panorâmica - Genômica: Guaraná terá DNA sequenciado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.