São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BIOLOGIA


Bactérias que vivem no gelo a -40C aumentam a chance de vida alienígena
Cientistas encontraram micróbios em meio ao "permafrost" (solo congelado) no Alasca que vivem muito bem, obrigado, num ambiente com temperaturas na casa dos -40C, informou a rede britânica BBC.
A descoberta eleva as preocupações de que as atividades dessas bactérias, antes tidas como inativas pelas temperaturas extremas, poderiam ter uma contribuição considerável nas emissões de gases amplificadores do efeito estufa. Os cientistas norte-americanos testaram as bactérias e registraram a produção de gás carbônico e metano como fruto de seu metabolismo.
Além disso, a descoberta aumenta a esperança de que seja possível encontrar vida alienígena em lugares como Marte (que tem permafrost) e Europa (lua de Júpiter que tem um oceano sob uma capa de gelo). Sinais de metano foram achados recentemente pela sonda européia Mars Express na atmosfera marciana. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Cosmologia: Astrônomos britânicos localizam galáxia completamente invisível
Próximo Texto: Clima: USP quer propor regime para Brasil no pós-Kyoto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.