São Paulo, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ANTROPOLOGIA


Ocupação da Europa ocorreu mais rápido
Novos avanços nas técnicas de datação por carbono radioativo estão ameaçando derrubar velhas teorias sobre quando os humanos modernos colonizaram a Europa e quão rápido eles avançaram. A pesquisa traz nova luz sobre os padrões de migração humana no período crucial de 50 mil a 35 mil anos atrás, dizem os cientistas, e sugere que a dispersão do Homo sapiens se deu mais rápido do que antes se pensava. Isso, por sua vez, significa que sua coexistência com os neandertais foi mais curta do que antes imaginado. O trabalho, feito por arqueólogos da Universidade de Cambridge, foi publicado ontem na revista "Nature" (www.nature.com).

RUMO AO ESPAÇO

ISS se prepara para visita de astronauta brasileiro
Usando os motores de uma nave de carga russa Progress, a ISS (Estação Espacial Internacional) aumentou a altitude de sua órbita em 12 quilômetros, elevando-se a 360 km da superfície. A ação ocorreu em preparação para a chegada da Soyuz TMA-8, que levará ao complexo três tripulantes, entre eles o astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes, em abril.


Texto Anterior: UFRJ já tem células-tronco embrionárias humanas
Próximo Texto: Paleontologia: Chineses descobrem "lontra" pré-histórica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.