São Paulo, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Índice

Gaúchos acham bisavô carnívoro dos dinossauros

REINALDO JOSÉ LOPES
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto os novos fósseis chineses estão virando de cabeça para baixo o que os paleontólogos achavam que sabiam sobre os primeiros mamíferos, paleontólogos gaúchos acabam de desenterrar mais um capítulo da história dos tecodontes, répteis carnívoros que dariam origem aos dinossauros.
"Encontramos um esqueleto de tecodonte que deve estar entre 65% e 75% completo", disse Sergio Furtado Cabreira, paleontólogo da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), falando da cidade de Dona Francisca, região central do Rio Grande do Sul. O bicho, um carnívoro de 3 m de comprimento e estimados 238 milhões de anos, ainda está sendo extraído da matriz rochosa.
Segundo Cabreira, ainda não é possível determinar a espécie do fóssil, que goza de um estado de preservação incomum para a região. Outros tecodontes já foram encontrados por lá. A análise preliminar indica que o animal era quadrúpede, mas já possuía membros mais eretos, e não "espalhados" como os crocodilos modernos.
Essa transição de postura é uma das principais marcas da transformação de algumas linhagens de tecodontes nos primeiros dinossauros -daí a importância de estudar o grupo, diz Cabreira.


Texto Anterior: Paleontologia: Chineses descobrem "lontra" pré-histórica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.