São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

ARQUEOLOGIA
Pesquisadores acham cidade de 6.000 anos

Arqueólogos do Instituto Oriental da Universidade de Chicago, EUA, descobriram na Síria ruínas de uma cidade com 6.000 anos de idade.
Os cientistas encontraram uma muralha protetora na encosta de um monte em uma região da Síria chamada Tell Hamoukar. A muralha e outras evidências indicam a existência de um complexo governo na região, há 6.000 anos.
Até essa descoberta, as únicas cidades da época reveladas pelos arqueólogos ficavam na Suméria, entre os rios Tigre e Eufrates (atual Iraque).
A descoberta sugere que a construção de cidades pode ter precedido os sumérios, segundo McGuire Gibson, cientista do Instituto Oriental.
Ele planeja apresentar as descobertas essa semana em Copenhague, Dinamarca, na Conferência Internacional do Antigo Oriente Médio.

ASTRONOMIA
Telescópio do Inpe estudará supernovas

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) está em fase final de testes do telescópio Masco, aparelho criado para detectar fontes cósmicas de raios X e raios gama. O equipamento, projetado para ser usado em balões, evitando a influência da baixa atmosfera na observação espacial, deve ter seu primeiro lançamento em agosto ou setembro.
A observação de raios X e gama tem diversas utilidades para os astrofísicos. Destacam-se os estudos detalhados de supernovas (estrelas que entraram em colapso, após exaurirem todo o seu combustível) e de candidatos a buraco negro (estrela que, após entrar em colapso, gera tamanha atração gravitacional que nem a luz consegue escapar).
O desenvolvimento do telescópio começou em 1994 e consumiu até agora um investimento de R$ 300 mil.

BIOTECNOLOGIA
Ativistas querem destruir transgênicos

Ambientalistas cercaram ontem o Ministério da Agricultura britânico para pedir a destruição de plantações geneticamente modificadas. Eles pedem indenizações para fazendeiros que compraram as sementes sem saber que eram transgênicas.

MEDICINA
Café pode combater mal de Parkinson

Um estudo relatado em publicação da Associação Médica Americana mostrou que o consumo de café pode ajudar a prevenir o mal de Parkinson, ou ao menos, retardar o avanço da doença.

LEGISLAÇÃO
EUA querem multa para terapia genética


A FDA (agência que regulamenta medicamentos nos EUA) vai pedir ao congresso a imposição de multas de US$ 1 milhão às entidades que não seguirem as regras federais para terapia genética.
(DA REDAÇÃO)
(DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Medicina: Câncer de próstata afeta mais negros
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.