São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

Divulgação Institute of Physics
"Nanoárvores" produzidas na Universidade de Cambridge


NANOTECNOLOGIA

Físicos criam flores e árvores com um milésimo da espessura de fio de cabelo
O Instituto de Física (www.iop.org), do Reino Unido, divulgou no seu periódico científico "Nanotechnology" (http://stacksiop.org/0957-4484/15/996) imagens feitas na Universidade de Cambridge pela estudante de doutorado Ghim Wei Ho que já estão sendo consideradas entre as mais belas do ano no meio científico. São objetos com tamanho de um milésimo da espessura de um fio de cabelo, que a pesquisadora batizou como nanoárvores (acima), nanoflores e nanobuquês, por sua semelhança com objetos orgânicos.
A pesquisa envolve a produção de novos materiais para nanotecnologia (manipulação de objetos na escala de nanômetros, ou milionésimos de milímetro), entre os quais figuram os das imagens divulgadas, obtidos com fios de carbeto de silício e gotas nanoscópicas de um metal (gálio) sobre uma superfície de silício. Uma das idéias é usar as estruturas em películas para tornar objetos à prova d'água.
"As imagens mostram pesquisa com nanotecnologia de ponta, mas são em si mesmas impressionantes", disse Paul Danielsen, diretor de comunicação do IoP. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Biologia: Brasileiros acham café quase sem cafeína
Próximo Texto: Bioquímica: Menino sem miostatina produz supermúsculos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.