São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO ESTUFA
Reflorestar não resolve
Mata virgem prende mais gás carbônico ANDREW C. REVKIN
DO "THE NEW YORK TIMES"

Um estudo feito pelo Instituto de Biogeoquímica Max Planck em Jena, Alemanha, jogou dúvidas sobre uma peça importante da proposta de tratado para combater o aquecimento global: a plantação de florestas na tentativa de capturar o gás carbônico.
A pesquisa concluiu que as florestas selvagens originais são melhores que plantações de árvores jovens para capturar o dióxido de carbono, liberado quando carvão ou outros combustíveis fósseis são queimados.
Os EUA e outros países com grandes massas de terra querem usar plantações de florestas para atingir as metas estabelecidas. Os autores do estudo dizem que o tratado precisaria proteger as velhas florestas e que, até agora, não há sinais de que isso esteja sendo levado em consideração.
Os negociadores irão se encontrar em novembro para discutir meios de reduzir o aquecimento global. As discussões terão por base o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, mas ainda não ratificado pelas nações signatárias.


Texto Anterior: Efeito estufa: Mata virgem prende mais gás carbônico
Próximo Texto: + Ciência: A corrida pelas partículas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.